11.3.07

Susheela Raman ao vivo no CCVF

















Quatro anos depois da primeira visita, Susheela Raman voltou a Portugal para apresentar o seu terceiro álbum "Music For Crocodiles" (de 2005) e desta vez a sorte calhou ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
A relativa proximidade do Porto, não foi no entanto suficiente para nos impedir de chegar com quase meia hora de atraso a um concerto que por pouco não víamos de todo. As regras da casa (num autoritarismo provinciano) não permitem a entrada no recinto depois do início do espectáculo (seja ele qual for), nem mesmo entre as músicas! É incrível que com uma sala a um terço da lotação, se recuse a venda de bilhetes para um concerto de música pop, só porque "o espectáculo já começou"...
Problema contornado, lá conseguimos assistir ao resto do concerto, entrando ainda a tempo de ouvir uma surpreendente versão de "Like A Rolling Stone" de Bob Dylan, moldada pela amálgama de influências multiculturais que caracterizam o som (e as origens) da artista. Há uma óptima envolvência entre os músicos, com a guitarra de Sam Mills a dar o mote e o hipnótico violoncelo eléctrico de Vincent Segal a preencher o espaço de vários músicos. A estes dois juntou-se mais tarde um discreto e eficaz percussionista guineense (Djanuno Dabo?), que veio dar ainda mais coesão aos sons criados para servir de suporte à envolvente voz da cantora. Num concerto sem tempos mortos, foi interpretando temas próprios, alternados com músicas tradicionais indianas e africanas, às quais juntou imprevisíveis versões de alguns temas bem conhecidos, atingindo o ponto alto numa imponente colagem de uma música tradicional etíope ao mítico "Voodoo Child" de Jimi Hendrix.
Um interessante concerto de fusão, que apetece repetir.

(Z)

2 comentários:

aglidole disse...

Não faltou aqui falar do instrumento "extra" que a cantora tanto fazia exibir?? O bater melodioso dos pés... Em que pensavas tu badocha?!

Hug The DJ disse...

Pois....sacudia bem as maracas.:)