9.10.07

Amiina na CDM - 04/10/07






















Por vezes, chegar atrasado a certos espectáculos não é nenhuma tragédia.
Assim foi com o concerto das islandesas Amiina na CDM - perdemos o 1º tema, é certo, mas entrámos directamente no epicentro da magia - música daquela que se transforma em paz cá dentro, com cenografia a condizer e o público sentado desconfortavelmente no chão, mas de alma bem massajada.
O quarteto feminino formado por Hildur (vou "ignorar" os apelidos + difíceis), Maria Huld, Sólrún e Edda Rún, começou nestas andanças como quarteto de cordas, acompanhando os Sigur Rós ao vivo e em estúdio. Depois amiinaram-se num projecto feito de composições originais, cuja base assenta na fusão de sons minimais e atmosféricos, coros etéreos e alguns loops e batimentos próximos dos cardíacos.
À mercê do álbum de estreia, Kurr (em islandês: "o som que os pássaros fazem"), e dos Eps Seoul e AnimaminA, as meninas brindaram-nos com um concerto repleto de momentos memoráveis, num suave crescendo-clímax, com delicados arranjos que suportam melodias belas e frágeis como a fina camada que reveste o silêncio.
E foi uma delícia vê-las percorrer o palco em pezinhos de lã, em constante rotação de instrumentos - xilofones, teclados, guitarras, harpa, sinos, copos, viola... - pontualmente acompanhadas por um baterista convidado, ou sentando-se para dar corpo a dois quartetos, um de cordas e um de... serrotes.
Sweet!




(Z&C)

1 comentário:

Anónimo disse...

Inesquecível!

Sweet report... :)