26.10.07

David Sylvian - The World Is Everything Tour, Theatro Circo (23-10-07)


Após uma série de concertos interrompidos por excesso de cansaço, calhou ao repleto Theatro Circo, a oportunidade de fazer o jumpstart necessário para levar até ao fim a curta tournée que David Sylvian encetou em Setembro, sob o nome "The World Is Everything".
Acompanhado por uma banda de luxo, formada pelo irmão - ex Japan e colaborador nos Nine Horses - Steve Jansen na bateria e Power Mac, Takuma Watanabe nas teclas e programações e Keith Lowe (de kilt!) no Baixo, o multifacetado artista inglês - que havia já avisado ser esta a última vez que tocaria certos temas -,viajou pela sua longa e ecléctica carreira, ao longo de vinte canções bem representativas da pop sofisticada, que, independentemente do género, costuma praticar.
A diversidade das versões originais, que vai da música ambiental ao minimalismo, passando pelo jazz e pela electrónica, foi atenuada pelo tratamento jazz combo estilizado dado a todos os temas, criando uma linha condutora (fundindo por vezes duas ou três músicas) como se de um único álbum conceptual se tratasse.
Sylvian, esteve todo o concerto em pose inalterável, sentado ao centro de um sóbrio cenário, dedilhando a guitarra e cantando sem nunca sair do registo grave e suave (misto de crooner e Bowie da fase berlinense) que é a sua imagem de marca. Tudo isto resultou num concerto ao mesmo tempo belo e hipnótico, mas também um pouco soporífero na sua atitude propositadamente cool, sem altos e baixos. Ainda assim, "Ghost", "Jean the Birdman" (fonte de estilo para Fionna Apple?), e os finais "Librarian", "Every Colour You Are+Riverman", e, especialmente, "Wanderlust" (a pedido do público), conseguiram fazer estalar o verniz.

A track list foi a seguinte:
Wonderful World (Nine Horses "Wonderful World EP")
It'll Never Happen Again (versão de um original de Tim Hardin)
World Citizen (David Sylvian|Ryuichi Sakamoto "World Citizen")
The Day The Earth Stole Heaven (Nine Horses "Snow Borne Sorrow")
Ride ("Everything and Nothing")
Playground Martyrs (Steve Jansen "Slope" - participação de DS)*
Transit ( Fennesz "Venice" - participação de DS)
A Fire In The Forest ("Blemish")
Ghost (Japan "Tin Dum")
Snow Borne Sorrow (Nine Horses "Snow Borne Sorrow")
Mother and Child ("Secrets Of The Beehive")
Jean the Birdman (David Sylvian|Robert Fripp "The First Day")
Sugarfuel (Readymade "Bold" - participação de DS)
Brilliant Trees ("Brilliant Trees")
Before The Bullfight ("Gone to Earth")
Nostalgia ("Brilliant Trees")
Librarian (Nine Horses "Snow Borne Sorrow")
Every Colour You Are ("Rain Tree Crow")
Riverman ("Gone to Earth")
Wanderlust ("Everything and Nothing")

* Slope, a estreia de Steve Jansen a solo, acaba de ser lançado pela Samadhisound, a editora de David Sylvian, e tem contribuições de Tim Elsenburg, Thomas Feiner, Anja Garbarek, Nina Kinert, David Sylvian, Theo Travis e Joan Wasser (Joan As Policewoman).

Quem estiver interessado em gravações da tournée, pode sempre ir aqui.

"World Citizen"


(Z)

Sem comentários: